quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Rio Verde, ainda resta esperança.

Por Paulo Ricardo Martins.


Rio Verde atualmente possui uma população estimada em 163.000 habitantes, que são controlados por uma minoria: a elite rio-verdense. Essa minoria tem como cultura, base e tradição a agricultura.

Nós da Cufa Rio Verde, preferimos não fazer parte dessa minoria, sabemos o quanto nossa cidade está carente em ações sociais, sem investimentos em projetos para o cidadão. Será ai que entraremos, para trazer e levar um mínimo de condição de vida decente à periferia de nossa cidade. Estamos aqui pra levar opções à comunidade por meio de oportunidade cultural, esportiva, educacional, de saúde e conscientização.

Segundo o site doMinistério Público de Goiás, Rio Verde se encontra entre as três cidades mais perigosas para jovens e adolescentes:

“Além de Luziânia, considerada a 15ª pior no ranking nacional, cujo índice de Homicídios na Adolescência (IHA), é igual a 5,41, outros três municípios do Estado estão entre os cem piores: Rio Verde, Aparecida de Goiânia e Valparaíso de Goiás – todos com o IHA maior que 2.
Ou seja, pelo menos dois adolescentes serão mortos em cada uma dessas cidades antes que atinjam a fase adulta. Até 2012, poderão ocorrer até 761 homicídios de meninos e meninas só em Goiás...”

Ainda de acordo com o Ministério Público do estado, o preconceito e racismo atinge níveis alarmantes.

“A situação de risco para os jovens é ainda mais grave quando a comparação é feita entre brancos e negros. No País, a probabilidade de um jovem negro ser assassinado é 2,6 vezes maior que de um jovem branco. No entanto, algumas cidades possuem taxas ainda piores, como Rio Verde, onde essa chance aumenta cerca de 40 vezes...”

“O IHA mostrou ainda que a probabilidade de jovens do sexo masculino serem vítimas de homicídio é 12 vezes maior que jovens do sexo feminino. Para a delegada titular de Proteção à Criança e Adolescente, Adriana Accorsi, os rapazes são mais impulsivos e são iniciados antes com drogas e bebidas, por isso acabam se envolvendo mais em brigas e em consequência se tornam as maiores vítimas. Para ela, no entanto, a repetição desse tipo de crime só ocorre porque a legislação brasileira não é dura o suficiente para manter presas as pessoas que cometem assassinatos...”

Rio verde precisa de pessoas que estejam dispostas a fazer pela comunidade. É essa a motivação que faz a CUFA ser tão respeitada em todo país.


Matéria sobre as cidades mais perigosas de goiás: Ministério Público De Goiás

Nenhum comentário: